segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Cartouche: o bandido sedutor





         De 1715, ano da morte de Luís XIV, até 1723-  a França vive sob a Regência de Philippe d’Orléans. O sucessor do rei-sol ainda não atingira a maioridade. Esse período ficou conhecido pela liberação dos costumes, em oposição ao clima excessivamente devoto e moralista que dominou os últimos anos do longo reinado de Luís XIV. Era a época dos libertinos- cidadãos em geral pertencentes à nobreza, abertos tanto às novas ideias, quanto às práticas devassas. Não por acaso, marquês de Sade, muitos anos depois, se inspirará em personalidades dessa época para a criação de sua obra. Em 1782, o público lerá com avidez As ligações perigosas de Choderlos de Laclos, obra prima do romance epistolar que tece crítica acerba à vida licenciosa e aos escândalos dos salões que tiveram seu apogeu sob Philippe d´Orléans.
         Foi nessa época singular do Antigo Regime que Louis Dominique Cartouche (1693-1721) - perturbou a vida de muitos parisienses, driblou a polícia por meio de fugas espetaculares e adulou inúmeras damas. Suas aventuras, sua engenhosidade de aliciar comparsas e a habilidade de enganar os homens da lei impressionavam e recheavam as conversas em todas as classes sociais.
         Oriundo de honesta família de burgueses, graças aos esforços do pai, Cartouche teve acesso ao primoroso ensino do colégio de Jesuítas.  Foi nesse templo da educação de grandes romancistas, dramaturgos, filósofos e políticos que, paradoxalmente, descobriu sua “vocação”.
         No livro Histoire de la vie et du procès de Louis Dominique Cartouche et de plusieurs de ses complices de 1733. Chez Pierre Marteau, à l´enseigne Agrippa Marteau, aprendemos muitas das peripécias do renomado bandido.
         Ele só foi preso porque um de seus comparsas o traiu. Em 28 de novembro de 1721, Cartouche foi torturado e morto pelo suplício da roda na praça de Grève em Paris.

3 comentários:

  1. "É preciso ser honesto para viver fora da lei" Bob Dylan.
    "O caminho do crime o atrai como a tentação de um doce" Música do Ira!
    Gosto desses caras!
    Quando criança um dos caras que mais gostava era o lendário Escadinha. Tinha uns dez anos quando ele fugiu de helicóptero de um presídio.
    Vibrei. rsrrsrs

    ResponderExcluir
  2. Mas, sim, a bandidagem ralé hoje tá muito violenta.
    Perdeu o charme, o romantismo.
    Não se pode perder a ternura, como diria Che.
    Gosto do bandido de bom coração. :-)

    ResponderExcluir